quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

"O ROSÁRIO" É BÍBLICO?


A The Catholic Encyclopedia diz, “Em quase todos os países, então, encontramo-nos com algo na natureza de contas de oração ou contas de rosário”. Continua até citar um numero de exemplos, incluindo uma escultura da antiga Nínive, mencionado por Layard, de duas mulheres com asas, rezando diante uma arvore sagrada, cada uma segurando um rosário.

Por, séculos, entre os, maometanos, uma corrente de contas consistindo de 33, 66, ou 99 contas tem sido usada para contar os nomes de Alá. Marco Polo, no século treze, ficou surpreso de encontrar o rei de Malabar usando um rosário de pedras preciosas para contar suas orações. São Francisco Xavier e seus companheiros ficaram igualmente atônitos em ver que os rosários eram universalmente familiares aos budistas do Japão.

Entre os Fenícios um circulo de contas parecendo um rosário era usado no culto a Astarte, a deusa-mãe, em torno de 800 a.C. este rosário é visto em algumas moedas fenícias mais recentes.


Os brâmanes desde tempos primitivo têm usados rosários com dezenas e centenas de contas. Os adoradores de Vishnu dão aos seus filhos rosários de 108 contas. Um rosário semelhante é usado por milhões de budistas na Índia e no Tibete. O adorador de Shiva usa um rosário sobre o qual repete, se possível, todos os 1.008 nomes de seus deuses.
Contas para contagem de orações conhecidas na Grécia Asiática. Tal era o propósito de acordo com Hislop, do colar visto na estatua de Diana. Ele também indica que em Roma, certos colares usados por mulheres era para contagem de orações memorizadas, a monila, significado “recordação”.

A oração mais freqüentemente repetida, que é a principal do rosário, é a “Ave-Maria, cheia de graça...”


A The Catholic Encyclopedia diz: “não existe qualquer traço da Ave-Maria como uma formula devocional aceita antes de em torno de 1050”. O rosário completo envolve a repetição da Ave Maria 53 vezes, a oração do Senhor 6 vezes, 5 mistérios, 5 meditações sobre os mistérios, 5 glorias ao pai, e o Credo Apostólico.


Observe que a oração para Maria, a Ave-Maria, é repetida quase NOVE vezes mais do que a oração do Senhor! É uma oração composta pelos homens e dirigida a Maria, nove vezes mais importante ou eficiente quanto a oração ensinada por Jesus e dirigida a Deus?
Aqueles que adoram a deusa Diana repetem uma frase religiosa varias vezes – “...todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é Diana dos efésios” ( Atos 19:34).

Jesus falou a respeito de orações repetidas como sendo uma pratica dos pagãos. “Quando orardes”. Disse Ele, “não useis de vãs repetições, como o fazem os gentios (ou pagãos); pois eles pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes” ( Mt.6:7-13). Nesta passagem Jesus claramente disse aos seus seguidores para NÂO ficar repetindo varias vezes uma pequenina oração.


É significativo observar que foi logo após esta advertência, no poprio próximo versículo, que Ele disse: “Vós orareis assim: “Pai nosso que estais nos céus...” e deus aos discípulos a que nos referimos como “ A oração do Senhor”. Jesus deu esta oração como oposto ao tipo de oração dos pagãos. Ainda assim os católicos romanos são ensinados a repetir varias vezes esta oração. Se esta oração não era para ser feita por homens para Maria! Parece-nos que memorizar orações, em seguidas repeti-las varias vezes enquanto conta as contas de um rosário, poderia facilmente tornar-se mais um “teste de memória” do que uma espontânea expressão de oração vinda do coração.

Fonte: Babilônia: “a religião dos mistérios” - (pág. 28, 29)

Nenhum comentário: